Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

NEWSLETTER FABIO PORTA - ANO XVII - Nº 80 - JUNHO 2024

BEM-VINDO, PRESIDENTE!

Após um quarto de século, o Brasil recebe a visita de um Chefe de Estado italiano

Por ocasião dos 150 anos de imigração italiana no Brasil, a comunidade italo-brasileira não poderia receber um presente mais bonito: a visita do Presidente da República, Sergio Mattarella. Não se trata apenas de um fato histórico, considerando que passou quase um quarto de século desde a última visita de um Chefe de Estado italiano; a visita de Mattarella constitui, de fato, um importante reconhecimento à maior comunidade de 'italianos' que vive fora das fronteiras nacionais e, ao mesmo tempo, uma homenagem aos excelentes relacionamentos bilaterais que serão consolidados pelo encontro com o Presidente Lula. Mas se em Brasília ocorrerá o evento mais importante dessa visita do ponto de vista institucional, será em São Paulo que a comunidade italiana se reunirá em torno de um dos Presidentes mais amados da história republicana. Um siciliano marcado pela trágica morte do irmão Piersanti pelas mãos da máfia, que dedicou grande parte de sua vida ao serviço às instituições; uma vida política inspirada nos valores do catolicismo social e reformador, com uma longa experiência parlamentar e de governo que o levou, antes de sua eleição para o Quirinal, a ser juiz da Corte Constitucional.

Em janeiro de 2015, tive a honra de votar em Sergio Mattarella quando foi eleito Presidente da República pela primeira vez, e no final de seu mandato, fui um apoiador ainda mais convicto de sua reeleição, devido às extraordinárias qualidades de guardião da unidade nacional e protetor da Constituição demonstradas ao longo do primeiro mandato de sete anos. É justamente a Constituição o farol constante de seu mandato; há algumas semanas, por ocasião das celebrações do Dia da Libertação, Mattarella nos lembrou que "25 de abril é, para a Itália, uma ocasião fundamental: a festa da paz, da liberdade recuperada, e do retorno ao rol das nações democráticas.

Essa paz e essa liberdade, que - enraizadas na resistência de um povo contra a barbárie nazifascista - produziram a Constituição republicana, na qual todos podem se reconhecer, e que representa garantia de democracia e justiça, de firme negação de qualquer forma ou princípio de autoritarismo ou totalitarismo". Palavras claras e importantes, em um momento histórico marcado por ressurgimentos de autoritarismo soberanista e às vezes até negacionismo sobre os horrores das ditaduras, na Itália e na América do Sul. E é bom lembrar que foi precisamente deste distante país que, há 80 anos, partiram vinte e cinco mil homens para lutar por nossa liberdade ao lado das forças aliadas e dos partidários. Uma página da história talvez pouco conhecida e pela qual devemos sempre ser gratos ao Brasil. A história do Brasil, portanto, se entrelaçou várias vezes com a da Itália; e isso principalmente devido aos milhões de emigrantes que, do final do século XIX ao início do século XX, desembarcaram nos portos brasileiros após uma longa jornada muitas vezes marcada por luto e sofrimento.

Como o próprio Presidente Mattarella lembrava alguns anos atrás em Buenos Aires, em um encontro com a comunidade italiana, "não há apenas uma história da Itália, mas, ao lado da história do território nacional, desenvolveu-se uma história dos italianos: tantas histórias dos italianos, quantas eram as comunidades transplantadas no exterior.

A história da emigração italiana é, antes mesmo da Unidade da Itália, a história unitária de nosso povo". Palavras que ressoarão nos encontros brasileiros do Presidente, certamente nos encontros com os expoentes de uma imigração italiana que nunca parou e que, mesmo ao longo das últimas décadas, escolheu este país próspero e acolhedor como segunda pátria.

CRUZEIRO DAS RAÍZES ITALIANAS

Vinte e dois dias para lembrar cento e cinquenta anos

Um "Cruzeiro das Raízes" de Gênova a Santos para reviver a viagem de nossos emigrantes

Entre os eventos e iniciativas em curso ou planejados para os próximos meses para homenagear os cento e cinquenta anos de imigração italiana no Brasil, um certamente tem o mérito de evocar de maneira tangível e significativa a longa e gloriosa epopeia de nossos emigrantes.

Trata-se do "Cruzeiro das Raízes", uma viagem de navio que em vinte e dois dias percorrerá - do porto de Gênova ao de Santos - a principal rota de navios a vapor e transatlânticos que, entre os séculos XIX e XX, levaram ao Brasil o que hoje se tornou o maior contingente de ítalo-descendentes do mundo. Se, na realidade, foram pouco mais de um milhão os italianos que embarcaram de Nápoles e Gênova rumo à "América" para fugir da fome e da miséria, hoje a população brasileira de origem italiana pode contar cerca de 35 milhões de pessoas.

A companhia de navegação responsável pela organização da viagem será a "Costa Cruzeiros", hoje um dos principais grupos internacionais nesse setor (o único de bandeira italiana) e, no passado, com a chamada "linha C", protagonista de viagens inesquecíveis que encheram as páginas de diários de bordo e biografias de milhares de nossos compatriotas.

A viagem de cruzeiro de hoje não se compara minimamente à daqueles que, há mais de um século, escolheram o navio para buscar fortuna no Brasil, principalmente a maioria deles viajando aglomerada na segunda ou terceira classe; os navios de cruzeiro de última geração são verdadeiras cidades flutuantes, equipadas com todo o conforto que um hotel cinco estrelas poderia oferecer ao viajante. Portanto, não será nas comodidades oferecidas pela tecnologia contemporânea ou nas excelências gastronômicas que podem ser encontradas a bordo do "Costa Diadema" que se poderá reviver a emoção de uma viagem que muitos conheceram apenas através dos relatos de parentes ou amigos. Essa emoção será criada pela presença a bordo de exposições e mostras que serão organizadas por entidades associativas ou culturais italianas ligadas ao mundo da emigração ou da italianidade: o Museu da Emigração Italiana (MEI), os Museus da Imigração e do Café de São Paulo e Santos, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a Fundação Casamerica, a Associação de Amizade Itália-Brasil, a Associação União dos Italianos no Mundo UIM Brasil, a Sociedade Italiana de Santos e a Academia Italiana de Culinária. Graças às fotografias e histórias que serão contadas aos passageiros ao longo da longa viagem por centenas de painéis organizados pelos expositores, será possível reviver parte da longa história desses cento e cinquenta anos. Conferências, concertos e espetáculos teatrais com o tema da emigração italiana no Brasil contribuirão para reforçar essa atmosfera única e certamente emocionante, entre a lembrança do passado e o momento presente. O percurso das raízes, finalmente, será enriquecido e perfumado por sabores e aromas da culinária tradicional italiana, que será revisitada todos os dias com uma homenagem a uma região diferente e às mil receitas dos territórios de onde partiram nossos emigrantes.

Uma "imersão total" nas raízes, portanto, que voltará a unir de forma ideal as duas capitais da emigração, Gênova e Santos, que há alguns meses estão ligadas por um acordo de geminação nascido precisamente sob o signo de uma história que o acordo entre as duas cidades deseja reviver e renovar com iniciativas desse tipo, capazes de relançar de maneira nova e produtiva um relacionamento natural e profundo.

Fabio Porta (PD) na América do Sul para as celebrações do Dia da República, etapas em Buenos Aires, Montevidéu, São Paulo e Brasília

Por ocasião das celebrações oficiais do Dia da República Italiana, o Deputado. Fabio Porta quis prestar homenagem a três das maiores comunidades italianas que vivem na América do Sul; o parlamentar italiano participou assim, na Argentina, Brasil e Uruguai, dos eventos organizados pelas nossas representações diplomáticas.

Em Buenos Aires, primeira etapa de sua visita institucional à América do Sul, o deputado eleito na América do Sul participou da recepção oferecida pelo embaixador Fabrizio Lucentini, na presença de milhares de compatriotas vindos de toda a Argentina, e da maestrina Beatrice Vicenzi, que conduziu a execução dos hinos nacionais.

A etapa uruguaia também foi uma oportunidade para encontrar importantes representantes da comunidade, juntamente com o Diretor e a redação do “Gente d’Italia”, o jornal ítalo-sul-americano vítima de um grave ato de censura pelo Comitê e pelo ex-embaixador... Ler tudo >

Porta (PD) Apresenta resolução no parlamento sobre o Turismo das Raízes: “Última chamada para evitar o risco de fracasso e envolver nossas comunidades”

Durante a sessão conjunta das Comissões “Relações Exteriores” e “Atividades Produtivas”, o deputado eleito no exterior pelo Partido Democrático, Fabio Porta, explicou o conteúdo da resolução apresentada juntamente com os colegas Di Sanzo, Carè e Quartapelle.

A resolução tem como fundamento o ano do turismo das raízes italianas no mundo, projeto estabelecido pelo Ministério das Relações Exteriores com o objetivo de envolver a grande comunidade dos italianos e descendentes no mundo para promover experiências turísticas com foco principalmente em áreas internas do País e pequenas vilas, em contraste com o turismo de massa nas grandes cidades.

O Deputado Porta, após destacar as grandes potencialidades de um projeto que responde a solicitações e propostas recebidas nos últimos anos do sistema de representação dos italianos no exterior, quis identificar as fortes pontos críticos o projeto sob responsabilidade do MAECI... Ler tudo >

Um “VISTO” contra o êxodo e para o desenvolvimento: retornos e novos fluxos para uma Itália mais aberta e atraente

Apresentação do projeto de lei intitulado “Disposições de simplificação administrativa para promover o retorno dos jovens italianos e itálicos do exterior, a fim de combater os fenômenos de êxodo populacional e baixa taxa de natalidade e promover a recuperação econômica”

Na quarta-feira, 15 de maio, das 17h30 às 18h30, ocorrerá na Sala de Imprensa da Câmara dos Deputados (Via della Missione 4) a conferência de imprensa de apresentação do projeto de lei (com Fabio Porta como primeiro signatário, subscrito pelos deputados do PD Christian Di Sanzo, Silvio Lai, Sara Ferrari, Chiara Gribaudo, Debora Serracchiani, Maria Stefania Marino, Ilenia Malavasi, Marco Simiani) destinado a facilitar o retorno de jovens ítalo-descendentes nascidos no exterior... Ler tudo >

SOS RIO GRANDE DO SUL: ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE ITÁLIA-BRASIL PROMOVE PARCERIA ESTRATÉGICA PARA AJUDA” ... Ler tudo >

Fabio Porta recebe no parlamento o empreendedor Ítalo-Brasileiro Rubens Ometto, vencedor da primeira edição do prêmio “Cicillo Matarazzo” ... Ler tudo >

Confronto Italia-Brasile all’Ambasciata brasiliana ... Ler tudo >

Fabio Porta (PD): Sem Michele Schiavone, os italianos no exterior ficarão mais sozinhos ... Ler tudo >

Primeiro canal de vídeo informação para descendentes de italianos do mundo estreia no Brasil ... Ler tudo >

Porta (PD) No CGIE: Cidadania, voto no exterior e turismo de raízes requerem uma reflexão comum ... Ler tudo >

Porta (PD): Com Maria Chiara Prodi, o CGIE encontra uma líder experiente e inovadora ... Ler tudo >

Porta (PD) em Caltagirone para o encontro da USEF sobre o Turismo de Raízes com os prefeitos da Sicília Oriental: “Das viagens de raízes a uma alternativa ao despovoamento!” ... Ler tudo >

Porta (PD): Chegando em julho o décimo quarto salário também para aposentados italianos no exterior ... Ler tudo >

Cem anos atrás, a invenção do capacete – A homenagem do Deputado Porta a Luciano Di Lello, o inventor que o patenteou em 16 de maio de 1904 ... Ler tudo >

Fabio Porta (PD): Grave a decisão venezuelana de retirar o convite aos observadores da UE para as próximas eleições presidenciais ... Ler tudo >

Câmara dos Deputados do Brasil celebra os 150 anos da imigração italiana no País ... Ler tudo >

Embaixada reabre as portas para celebrar data nacional em grande estilo ... Ler tudo >

Fabio Porta (PD) – Cheque único e de inclusão, benefícios e deduções familiares, aposentadorias: o governo não responde ... Ler tudo >

Fabio Porta (Presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil): “os trinta anos do torneio internacional juvenil de Abano Terme marcados pela histórica amizade entre Itália e Brasil” ... Ler tudo >

Porta (PD) Apresenta resolução no parlamento sobre o Turismo das Raízes: “Última chamada para evitar o risco de fracasso e envolver nossas comunidades” ... Ler tudo >

Fabio Porta (PD): Aposentadorias e Chile, 25 anos de abandono ... Ler tudo >

RECOLOCANDO A HISTÓRIA EM SEU LUGAR – Um busto no Gianicolo para Andrés Aguiar ... Ler tudo >

Fabio Porta (PD): “Com a Arena da Paz 2024, Verona volta a ser a capital do pacifismo” ... Ler tudo >

Porta e Vecchi (PD): “Ameaças gravíssimas e intimidações a estudantes que protestam pacificamente na Argentina. solidariedade à Italo-Argentina Violeta Finocchiaro” ... Ler tudo >

Porta (PD): “Opção Mulher”, INPS confirma a totalização internacional, mas não esclarece sobre os requisitos ... Ler tudo >

Fabio Porta (PD) – 8 de maio: na câmara dos deputados, apresentação do livro “Ecos do Fascismo no Brasil de Getúlio Vargas (1930-1954)” ... Ler tudo >

Turismo: segunda-feira na câmara dos deputados apresentação do projeto “Turismo de Raízes, oportunidades de desenvolvimento local” ... Ler tudo >

Fabio Porta (PD): “Luto pelas vítimas das grandes inundações no sul do Brasil e solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul” ... Ler tudo >

Porta (PD): “Opção Mulher” e “COTA 103” no exterior, não chegam os esclarecimentos do INPS ... Ler tudo >

Fabio Porta (PD) em Montevidéu para o fórum Latino-Americano sobre pequenas e médias empresas organizado pela Iila ... Ler tudo >

Porta (PD): São necessários mecanismos permanentes e homogêneos que ajustem os salários e os status previdenciários dos funcionários contratados, tanto italianos quanto estrangeiros ... Ler tudo >

Porta (PD) – O cheque único negado aos filhos residentes no exterior: O governo questionado ... Ler tudo >

Esporte – O Deputado Porta apresenta na Câmara o serviço de audiodescrição em benefício dos deficientes visuais nas transmissões radiofônicas dos Grandes Prêmios de Fórmula 1 ... Ler tudo >

Porta (PD) no Meet-Fórum de Nápoles sobre o turismo de raízes: “um grande projeto que necessita de uma mudança urgente: enfrentemos juntos as críticas e envolvamos as comunidades no exterior” ... Ler tudo >

Itália e Brasil se unem em seminário sobre políticas públicas ... Ler tudo >

Porta (PD): Ao rejeitar nossa emenda, o governo confirma a escassa atenção ao associativismo italiano no exterior ... Ler tudo >

Codice rosa e carceri, Italia e Brasile si tendono la mano ... Ler tudo >

Porta (PD): O enfraquecimento da proteção previdenciária dos italianos no exterior ... Ler tudo >

Primeiro seminário Ítalo-Brasileiro de políticas públicas em Roma: Uma oportunidade de destaque para o fortalecimento da cooperação bilateral ... Ler tudo >

A Roma il primo seminario di politiche pubbliche Italia-Brasile ... Ler tudo >

Os deputados Porta e Di Sanzo apresentam o Prêmio “Calábria que Trabalha” na Câmara dos Deputados ... Ler tudo >

Deputados Porta e Di Sanzo apresentam prêmio para calabreses ... Ler tudo >

Deputados do PD no Exterior: É injusto não permitir que os italianos no exterior que vivem em países fora da UE votem nas eleições europeias. Os direitos políticos devem ser válidos para todos! ... Ler tudo >

Porta (PD) – Terceiro setor: O associativismo italiano no exterior deve ser reconhecido como parte integrante do Terceiro Setor ... Ler tudo >

Ventidue giorni per ricordare centocinquanta anni Una “crociera delle radici” da Genova a Santos per rivivere il viaggio dei nostri emigrati ... Ler tudo >

‘Uccidete me, non le idee che sono in me!’ L’Italia celebra il centenario di Giacomo Matteotti, prima vittima illustre del fascismo ... Ler tudo >

PodCast Fabio Porta

A ponte da democracia e cidadania
Com a rede consular no Rio Grande do Sul caminhando... Ouça >

Evivva La Repubblica!
L’Onorevole Fabio Porta (PD) e il 2 giuno, festa della Ouça >

Tempo de solidariedade
Nesta edição do Podcast Porta Itália é hora e vez ... Ouça >

“I Comuni” do interior de São Paulo
Não é exagero dizer que Jundiaí e Bragança Paulista, ambas ... Ouça >

La buona politica
Esta edição do Podcast Porta Itália recupera a visita de ... Ouça >

Libertà e Memoria
Senza memoria non c’è futuro. É o que fez questão ... Ouça >

Aggiornamento Político
Deputado “all’estero ” pelo Partito Democratico (PD), eleito com votos ... Ouça >

Italianidade nas ondas do Atlântico
No calendário das celebrações dos 150 anos da imigração italiana ... Ouça >

Italianidade nas ondas do Rádio
Na imensidão do ciberespaço, a italianidade encontra um novo ponto ... Ouça >

DNA Itália e Memória 2
Destino primeiro dos imigrantes que cruzaram o Atlântico em direção ... Ouça >

Copyright © 2024 Fabio Porta
All rights reserved.

Ricevi questa mail perché sei iscritto alla newsletter dell'On. Fabio Porta. Noi proteggiamo la tua privacy e non diffondiamo a terzi il tuo indirizzo email. Puoi, tuttavia, scegliere di non ricevere più questa newsletter cliccando sul tasto in basso.

SCRIVI A FABIO PORTA

Ufficio America Meridionale
Alameda Santos, 1909
3º andar, cj. 32
San Paolo - Brasile - 01419-002
Tel. +55 11 3081-3861
E-mail: segreteria@fabioporta.com